O Projeto DoceLar Nasce Para Resgatar Animais de Rua
Quem somos?
Por que o resgate e adoção de animais abandonados?
Nas cidades, o problema do abandono de animais é uma realidade triste e pouco representada junto aos poderes públicos e justiça.A legislação não se faz valer em muitos casos, e o descaso e o abuso imperam. O problema se torna uma preocupação também para a saúde humana e de animais domesticados, uma vez que, acabam por ter que compartilhar o espaço urbano com os animais que sofrem, abandonados pelas ruas das cidades.
Protetores Independentes
Na tentativa de fazer algo para mudar essa realidade, pessoas comuns, tomam para si, a responsabilidade de tentar ajudar a mudar essa realidade, resgatando animais de rua, vítimas de atropelamento, abandono ou maus-tratos, dando o tratamento veterinário necessário e depois, buscando adoção para esses animais, agora recuperados. Essas pessoas são chamadas de Protetores Independentes e estão por toda parte.
Nasce a ONG
Em 2018, quatro amigos, que durante anos fizeram o trabalho de Protetores Independentes, encontram na organização em grupo, uma forma de fazerem esse trabalho de forma mais eficiente, podendo contar com a ajuda uns dos outros, e assumem então o nome Projeto DoceLar, nome este que havia sido idealizado e posto em prática em algumas redes sociais, anos antes, em 2012, ainda quando protetores independentes, por dois dos membros da agora Associação Liberandum Cães e Gatos (CNPJ: 32.996.130/0001-12) ou Projeto DoceLar.
Como sobrevivemos?
O Projeto DoceLar não recebe apoio financeiro governamental e sobrevive puramente da ajuda de indivíduos que se sensibilizam com a causa. Todos os valores que recebemos em forma de doação, são totalmente voltados para resgate, cuidados com veterinários, medicamentos, alimentação e custeio de alugueis e contas como água e eletricidade em nosso canil e gatil, por exemplo. Todos os membros e voluntários da DoceLar tem seus próprios empregos e não são remunerados pelos serviços prestados para a ONG.
Objetivo: resgatar, cuidar e devolver a qualidade de vida a animais abandonados e vítimas de maus-tratos e violência.